Destaque

PONTOS FUNDAMENTAIS PARA A UNIDADE


Milhares de casais espalhados pela esplanada do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, aí na foto, conversam, rezam, namoram, sob as vistas de Jesus Crucificado. São membros das Equipes de Nossa Senhora, de dezenas de países, participantes do Encontro Internacional das ENS/2018 em um dos momentos mais marcantes do evento, o Dever de Sentar-se, um diálogo conjugal sob as vistas e bênçãos do Senhor.

Em um encontro internacional (realizados a cada seis anos) sente-se a grandiosidade da unidade do Movimento. Você está junto a um casal libanês, que só fala árabe, e você só fala português. É impressionante como se entendem, até rezando na mesma cadência, por exemplo, o “Magnificat”, que é a oração da unidade das Equipes – em todo o mundo os equipistas a rezam todos os dias.

O Padre Caffarel tinha uma atenção especial para a preservação do Movimento e de sua unidade, especialmente quando o viu se espalhar pelo mundo. Aqui no Brasil, no 2° Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora, realizado em Florianópolis de 16 a 19/07/2009, um dos objetivos era “Reafirmar a unidade e o sentido de pertença ao movimento.”

Para orientar e preservar o seu Carisma, Mística e Espiritualidade os equipistas contam com 10 Pontos Fundamentais para a Unidade, que nos ajudam a viver mais completamente essa unidade do Movimento. Vamos relembrá-los:

1 – O Movimento das Equipes de Nossa Senhora, embora tenha Nossa Senhora como patrona, não é um movimento Mariano, mas sim Cristocêntrico e da Igreja.

2 – As responsabilidades exercidas no Movimento, sempre em casal, se caracterizam pela transitoriedade e gratuidade no serviço a ele e às Equipes.

3 – As Equipes são comunidades de 5 a 7 casais e um Conselheiro Espiritual, que se encontram ao menos uma vez por mês, em uma reunião constituída de momentos de: Oração, Partilha, Coparticipação, Reflexão (Estudo) e Refeição.

4 – As Equipes têm seus trabalhos e decisões definidos em Colegiado, nos diversos níveis de responsabilidade na estrutura do Movimento.

5 – Os casais participantes são unidos pelo Sacramento do Matrimônio e mantêm fidelidade ao Carisma fundador e à Carta Fundacional (Estatuto) do Movimento.

6 – Apoiam-se na vivência da Vida de Equipe, Pontos Concretos de Esforço e Orientações de Vida propostos pelo Movimento.

7 – Rezam diariamente a oração do Magnificat, para que Nossa Senhora, patrona das equipes, interceda pelos casais e conselheiros espirituais equipistas do mundo todo.

8 – Recebem e leem regularmente a Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora.

9 – Devem ter conhecimento dos documentos fundamentais do Movimento (“Guia das Equipes de Nossa Senhora” - onde se encontram os anexos: “Estatuto das Equipes de Nossa Senhora”, “O que é uma Equipe de Nossa Senhora”, “A Segunda Inspiração” - “Mística dos Pontos Concretos de Esforço e Partilha” e “A Responsabilidade nas Equipes de Nossa Senhora”).

10 – Dão cada ano, a título de contribuição, o produto de um dia de rendimento do casal, para assegurar a vida material e a expansão do Movimento ao qual devem, de certo modo, o próprio enriquecimento espiritual. Desta forma o Movimento possui uma expansão sustentada, traduzida pela fiel transmissão da sua metodologia e pedagogia.

(Fonte: “Carisma, Mística e Espiritualidade, págs. 3 e 4)



Todos os direitos reservados @ENS - Equipes de Nossa Senhora