Nos idos de 1957, em sua primeira viagem ao Brasil, o Padre Henri Caffarel, fundador das ENS, deixou um desafio aos equipistas brasileiros: “lançar sobre vossa Pátria uma imensa rede de que as equipes sejam os nós".
Hoje, passados 63 anos, continuamos a realizar o desafio que nos deixou esse Servo de Deus e já somos, em todo o país, 4.586 Equipes (o maior país equipista do mundo!). Aqui na Região Norte II, somos 111 Equipes e não paramos de expandir o Movimento.
Agora mesmo, em 07/03, foram mais três Equipes, as primeiras de Tucuruí (Setor Abaetetuba), originárias de Experiências Comunitárias lideradas pelos casais Flora e Jorge e Rejane e Wagner, de Belém, que iam lá aos finais de semana para essa formação. Nesse dia ocorreu a última reunião da EC e a Reunião de Informação pelo CR Edilene e Edson e com a presença do SCE Pe. Adauto, CP Edna e Sebastião, CRS Domingas e Pedro, Casais Piloto e Casais da Experiência Comunitária. No mesmo dia ás 19h30 na igreja de Santa Rita, realizou-se a Celebração Eucarística pelo Pe. Adauto com apresentação das três Equipes, Casais Piloto Socorro e Tião, Lindalva e Zecão, para a comunidade ali presente. Estas são as novas Equipes:
Membros: Adriana e Hélio, Camila e Diego, Elza e Milton, Graça e Alberto, Josefa e Antônio, Lívia e Daniel, Suely e Gualberto, sendo Casal Piloto Lindalva e Zecão.
Membros: Ângela e Eronilson, Clara Elizabete e Paulo Roberto, Helenice e Valdomiro, Jacirenni e Raimundo, Kátia Polyanne e João Bosco, Silvéria e Leonardo, Suely e Manuel, sendo Casal Piloto Socorro e Tião.
Membros: Carmen e Cloves, Gustavo e Áurea, Leila e Marcelo, Márcia e Ruy, Sayonara e Anderson, Thais e Fábio, sendo Casal Piloto Socorro e Tião.