Abaetetuba mostrou maturidade na formação nível III.
A formação Nível II em Abaetetuba foi “recheada” de boas colheitas para o Reino de Deus. A começar pela presença de toda a cadeia de ligação do Movimento que ali estiveram presentes: O Casal Responsável pela Super Região Brasil, Hermelinda e Arturo, o Casal Responsável pela Província Norte, Marilena e Jesus, o Casal Responsável pela Região Norte II, Edna e Sebastião e os Casais Responsáveis pelos Setores A,B e C de Belém, Leila e Evandro, Dalva e Manuel, Leida e Carlos.
A presença maciça dos Casais na formação mostrou que o Movimento tá vivo e atuante naquela cidade. Com seis equipes formadas e prestes a se tornar Setor, os casais também mostraram um surpreendente nível de entendimento com relação a essência do Carisma e da Mística do Movimento. Assimilaram muito bem a ideia visionária do Padre Caffarel de espalhar por todos os recantos do nosso planeta a semente que faz brotar, a partir do sacramento do matrimônio, o verdadeiro caminho da Paz e da Justiça, ou seja, a família cristã.
Abaetetuba é um município do estado do Pará, pertencente a Microrregião de Cametá, que por sua vez, integra a Mesorregião Nordeste Paraense. Sua população em 2014 está estimada em 148.873 habitantes, é a cidade-pólo da Região do Baixo Tocantins e a 7° mais populosa do Estado. O município está localizado as margens do Rio Maratauíra, um afluente do Rio Tocantins.
Na simplicidade e na transparência dos casais que participaram do encontro, percebemos a grandiosa ação do carisma das Equipes de Nossa Senhora, principalmente quando ouvimos os testemunhos deles acerca da evolução dos relacionamentos familiares à luz do evangelho. Momentos como este nos faz ter a esperança renovada na realização de um sonho - o do visionário Padre Caffarel - de “vislumbrar” um mundo repleto de casais vivendo o mandamento do amor na busca perene da felicidade.
Não obstante, é fácil perceber que a família está em crise no mundo de hoje. A infidelidade, os relacionamentos frustrados, a depressão, o alcoolismo, o uso de drogas, a rebeldia, o suicídio de jovens e uma série de outros males atingiram proporções nada animadoras, levando o homem a procurar saídas superficiais.
Se em nossa sociedade houvesse mais famílias cristãs, com certeza, teríamos um mundo bem melhor.
Foi isso o que sentimos no olhar daqueles casais de Abaetetuba. Uma busca confiante da felicidade através do carisma e da mística do nosso Movimento. Uma fórmula que dá certo há mais de 76 anos e que apela para a fidelidade às suas raízes fundadoras.