COLEGIADO NORTE II - REUNIÃO EM BELÉM
A reunião do Colegiado da Região Norte II, que aconteceu em Belém no último dia 07 de março, teve a presença do SCE da Norte 2, Padre Roberto Cavalli e reuniu todos os Casais Responsáveis dos SetoresA-Belém (Leila e Bonna), B-Belém (Dalva e Manoel), C-Belém (Leida e Carlos), Castanhal (Rosana e Evaldo), São Miguel do Guamá (Telma e Zé Maria) Capanema (Edilene e Edson). Coordenada pelo Casal Responsável Regional, Edna e Sebastião, o encontro tratou vários assuntos relevantes, cuja pauta foi:
1. Formação – Igreja e Maçonaria;
2. Leitura da Ata Anterior;
3. Vida de cada Setor;
4. Informativo ENS e Site;
5. Agenda de Formações 1º semestre;
6. Discernimento para CRS;
7. Pesquisa sobre equipes e equipistas antigos.
Padre Roberto Cavalli fez uma boa informação sobre o posicionamento da Igreja com relação à Maçonaria. Esta abordagem deveu-se a uma orientação da Super Região, que foi perguntada sobre “se um equipista pode entrar para a maçonaria e permanecer nas ENS”. De fato, não pode. Em Síntese, foi a resposta da Super Região Brasil.
Vide abaixo parecer da Congregação para a Doutrina da Fé:
DECLARAÇÃO SOBRE A MAÇONARIA
Foi perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da maçonaria pelo facto que no novo Código de Direito Canónico ela não vem expressamente mencionada como no Código anterior.
Esta Sagrada Congregação quer responder que tal circunstância é devida a um critério redacional seguido também quanto às outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas.
Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçónicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçónicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.
Não compete às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçónicas com um juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido, e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação, de 17 de Fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, p. 240-241).
O Sumo Pontífice João Paulo II, durante a Audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a presente Declaração, decidida na reunião ordinária desta Sagrada Congregação, e ordenou a sua publicação.
Roma, da Sede da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, 26 de Novembro de 1983.
Joseph Card. RATZINGER
Prefeito
+ Fr. Jérôme Hamer, O.P.
Secretário
Dando continuidade a reunião, os CRS’s fizeram exposição da situação das equipes, em que foram apresentadas situações e soluções de problemas. Em todos os casos fiou bem claro que as Equipes devem procurar ser o mais fiel possível ao Carisma e a mística do Movimento sob pena de desvios dos nossos objetivos e riscos de conflitos.
Foi conversado sobre o novo “lay out” e conteúdo do nosso Jornal ENS em foco e o site que também foi repaginado. Daqui pra frente, devemos manter a estratégia de usar esses veículos de comunicação para informar e mostrar as diversas atividades que acontecem durante o ano, mostrando que as ENS têm um papel importante na vida das famílias envolvidas e que somos importante testemunho para a sociedade moderna.
Com relação as formações que deverão acontecer no 1º semestre, temos: A formação para Casal Ligação no dia 21 de março. Cada Setor fará a sua Formação separadamente; Formação nível III que acontecerá em Abaetetuba; formação para Casal Informador destinado aos equipistas de Castanhal, S.Miguel e Capanema; o Encontro de Equipes Novas que, em Belém, acontecerá dias 16 e 17 de maio e será coordenado pela Equipe Formadora. Em junho, dia 27, teremos o Mutirão que deverá abordar o Tema “Reunião de Equipe”.
O encontro terminou com uma confraternização entre os presentes e uma singela homenagens às mulheres ali presentes.