EULINA, DO RAMOS, A "MÃE EQUIPISTA DO ANO-2013"
Sempre em maio os Setores de Belém (Região Norte II) elegem a Mãe Equipista do Ano, alternando a indicação entre eles, ano a ano.
Este ano a honra coube ao Setor B. Após piedosa oração e cuidadoso discernimento, sob a inspiração do Espírito Santo e com as bênçãos de Nossa senhora e do Pe. Caffarel, a escolhida foi a Eulina, do Ramos, da Equipe 2B – Nossa Senhora Auxiliadora.
O anúncio foi entre muitas palmas e emoção, após a Missa Mensal de maio (11/05), na capela do Colégio D. Bosco.
Eulina é casada com o Ramos há 59 anos, sendo o casal equipista há 36 anos. A homenageada tem vivência e forte militância católica desde a juventude: vem dos tempos valiosos e valorosos da Ação Católica, acrescentando o ECC e o Movimento Serra pelas vocações sacerdotais – no qual o casal tem grande atuação.
Segredo cuidadosamente guardado pelo Ramos, filhos e netos, a surpresa foi grande para a Eulina, que só soube da escolha ao ser anunciada, ao final da Celebração Eucarística. Seu agradecimento foi uma belíssima manifestação de emoção e amor filial: dedicou, entre lágrimas, a homenagem que recebia, à sua mãe, de quem recebeu a fé em Cristo e a formação adequada para ser boa cristã, boa filha e boa mãe. E associou a missão das mães à bela homilia que acabara de ser feita pelo padre Vanildo Padoim (Conselheiro Espiritual das Equipes 10B, 03C e 07C).
As mães equipistas foram homenageadas por representantes das Equipes de Jovens de Nossa Senhora com um significativo texto alusivo.
As Equipes Jovens homenagearam as Mães Equipistas.
Alegria e emoção na homenagem à Eulina, do Ramos.
Casal Provincial Fátima e Canejo entrega lembrança.
Rita, do Fernando, entrega flores à Eulina.
CRR Maria Helena e Ubirajara entrega o Diploma alusivo ao título.
Centenas da equipistas na Santa Missa de maio em homenagem às mães.
Diploma entregue à Mãe Equipista do Ano / 2013.
SAUDAÇÃO À MÃE DO ANO/2013, FEITA PELO SETOR B À MARIA EULINA RAMOS
Quando a mulher assume a maternidade consciente, diante do Senhor, e resultante de um ato de amor entre esposos que se entregaram um ao outro pelo Sacramento do Matrimônio, ela reza como Maria Santíssima: "faça-se em mim, segundo a Tua palavra".
Como Maria, ela não apenas traz ao mundo os filhos, mas, como nos diz o missionário Canção Nova, Sandro Arquejada, os encaminha para sua missão, indicando o que é nobre, justo e verdadeiro.
Os casais equipistas que, pela feliz inspiração do Servo de Deus padre Caffarel, reúnem-se em Equipes tendo Nossa Senhora como intercessora, têm na Mãe do Salvador exemplo permanente e como que uma "segunda mãe" que nos encaminha na missão, indicando o que é nobre, justo e verdadeiro.
Diz uma antiga modinha que a mãe "é o tesouro que o pobre das mãos do Senhor recebeu".
Assim são as mães equipistas. Tanto aquelas mais jovens no exercício da maternidade ou na participação no Movimento, quanto aquelas com maior caminhada, mas sempre um tesouro que das mãos do Senhor recebemos.
Por isso os Setores de Belém homenageiam as Mães a cada mês de maio, que é o mês de Maria, mês de Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima. E o fazemos na véspera do dia que a sociedade elegeu para homenagear as Senhoras da Maternidade, o Dia das Mães.
Entre as mães equipistas, a cada ano, uma é escolhida para simbolizar essa riqueza que o padre Caffarel nos ajuda a entender e a viver. Neste 2013, coube ao Setor B a responsabilidade da indicação.
Com o auxílio de Nossa Senhora e a luz do Espírito Santo, não foi difícil apontar a Mãe Equipista do Ano. Alguém que celebra na vida o Magnificat, que tenha encaminhado nas trilhas do Senhor os filhos que o Pai lhe destinou, mostrando a eles o que é nobre, justo e verdadeiro, na vida e no serviço a Deus.
Casada há 59 anos, equipista há 36 anos, mãe do Paulo de Tarso, da Maria Bernardete, do Manoel José, da Maria Lúcia, a Mãe Equipista do Ano – 2013 é a Eulina do Ramos, Equipe 2B, Nossa Senhora Auxiliadora.