SESSÃO DE FORMAÇÃO NÍVEL I EM CASTANHAL
Nos dias 29 e 30.11.2014, tivemos a graça de poder participar da “Sessão de Formação Nível I, no Cenóbio da Transfiguração, pregada pelo Pe. Roberto Cavalli, SCE da Região. Foi uma bênção para nós. O tema abordado-FÉ E VIDA CRISTÃ - na sobredita Sessão de Formação deixou como legado substancial aprendizado e/ou esclarecimentos sobre os Sacramentos da Igreja Católica (especialmente o Sacramento do Matrimônio/espiritualidade conjugal), a espiritualidade cristã, as exigências da fé cristã e compromissos do cristão, a vida em comunidade-igreja-, fazendo-nos refletir, profundamente, sobre nossas atitudes perante Cristo e o mundo.
Desejamos enfatizar o valioso papel desempenhado pelas ENS em nossas vidas, especialmente pelos ensinamentos recebidos nesses 02 (dois) anos de participação ao Movimento, seja pelos estudos aprofundados dos documentos do Magistério Eclesial, seja pelas orientações e experiências na vivência cotidiana.
Fazer parte desse fantástico Movimento tem sido um divisor de águas em nossas vidas. Temos recebido graças significativas, pois, entendemos e atendemos a cada chamado de Deus. Recentemente, fomos escolhidos Casal Responsável de Equipe na Equipe 15 Nossa Senhora da Misericórdia, Setor Castanhal- e a missão dos CREs é das mais importantes nas ENS. Vale ressaltar que cada casal, no exercício de sua missão, é o representante oficial do Movimento perante a Equipe a que pertence e atua.
Na Sessão de Formação renovamos nossos conhecimentos sobre os Sacramentos da igreja e sua importância em nossas vidas, sobretudo sobre o Matrimônio que é a melhor garantia para o amor, é o lugar natural de felicidade e o caminho seguro para a santidade. Fomos alertados, significativamente, que o Senhor nos chama a amar o nosso irmão como ele nos ama e a continuar sempre unidos no seu amor. Somos convocados a ouvir o Evangelho e a assumir responsabilidades na nossa comunidade, na nossa igreja, pois a messe é grande mas os operários são poucos. Necessário se faz que sejamos membros integrantes e atuantes de pastorais, cuidando, também, de outras pessoas, de outras famílias, da comunidade, de nossos locais de trabalho, etc.. Busquemos a união com Cristo e sejamos seus braços e pernas na comunidade, sem excluir ninguém. Unamo-nos e usemos os nossos dons para fazer o trabalho necessário e, como igreja, evangelizarmos todos juntos.
Fomos alertados, também, sobre os desafios pastorais de hoje, colocando em evidência a crise da fé, as situações críticas que a família enfrenta como a violência e abusos contra mulheres e crianças e a fragmentação familiar devido aos divórcios. Nós, enquanto casais das ENS não devemos deixar de acompanhar tais acontecimentos em nossa igreja que aborda temas tão relevantes para a família.
Aproveitemos esse valioso aprendizado para ousar o Evangelho, acolhendo os irmãos e cuidando deles, sejam eles irmãos de Equipe ou não. Doemos o melhor de nós, coloquemos nossos dons à disposição dos outros, sirvamos e façamos tudo isso com empenho, dedicação, humildade e amor.
Conceição e Sérgio Pinto
CRE-Eq 15-N.S. da Misericórdia
Setor Castanhal (PA)
Veja a seguir algumas fotos desta Formação: