Notícias

ESPIRITUALIDADE PARA OS MAIS IDOSOS EM BELÉM


Os Setores A, B e C (Belém) da Região Norte II realizaram no último sábado, 25/10, o 1º Dia de Espiritualidade para os Equipistas Mais Idosos, destinado àqueles irmãos que têm extrema dificuldade, por questão de saúde, de participar dos Retiros, embora esta Espiritualidade não substitua o compromisso do PCE Retiro Anual. Foi pregador da Espiritualidade o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará, D. Vicente Zico, SCE da Equipe 06B – N. S. de Guadalupe.
A realização deste Dia de Espiritualidade atende a indicações obtidas pelos Setores durante o “Encontro sobre o documento da ERI ‘As Equipes de Nossa Senhora e os seus membros mais idosos’”, realizado em Belém em agosto último.
Responderam ao chamado para esta atividade pioneira na Região, 16 casais/viúvas que desfrutaram de um dia de intensa espiritualidade.
O tema do encontro, baseado no Livro de Estudo deste ano, foi “Acolhamo-nos!” e teve como lema uma frase do Papa Francisco (19/03/2013): “Cuidar, guardar requer bondade, requer ser praticado com ternura.”
D. Vicente falou inicialmente da importância e da necessidade dos cristãos fazerem regularmente retiros, como orientação do próprio Cristo, e da feliz inspiração do Pe. Caffarel em colocar o Retiro Anual como um dos compromissos dos casais equipistas. Falou o Arcebispo Emérito também de sua própria (e rica) experiência de vida.
Em duas meditações D. Vicente refletiu magnificamente sobre dois capítulos do Livro de Estudos deste ano: “Descobrir e cuidar do outro” (Reunião II) e “Aceitar o convite de viver o Evangelho a dois” (Reunião III). Em terceira meditação usou um trecho do filme “A vida é bela” para mostrar a dedicação (do pai) em manter o outro (o filho) fora do sofrimento dos campos de concentração, embora estando em um deles.

O Dia de Espiritualidade foi aberto com a Santa Missa e teve também um Terço Meditado (das Peregrinações de N. S. de Nazaré), Liturgia das Horas, momentos para Reflexão em Casal e para o “Dever de Sentar-se”.

 

D. Vicente Zico presidiu a celebração de abertura do Dia de Espiritualidade.



Parte dos participantes do Dia de Espiritualidade.



Parte dos participantes do Dia de Espiritualidade.




Todos os direitos reservados @ENS - Equipes de Nossa Senhora