Retiros

CALENDÁRIO DOS RETIROS/2020



Setores A,B, C – Belém

20 a 22/03 – 22 a 24/05 – 28 a 30/08 – 18 a 20/09 – 06 a 08/11


Setor Castanhal

13 a 15/03 – 26 a 28/06 – 18 a 20/09


Setor S. Miguel do Guamá

24 a 26/04 – 28 a 30/08


Setor Capanema

17 a 19/04 – 25 a 27/09


Setor Abaetetuba

05 a 07/06 – 18 a 20/09


Os Setores A, B e C, de Belém, Região Norte II, Província Norte, realizaram o quinto Retiro de 2019, nos dias 29/11, 30/11 e 01/12, na Casa de Retiros N. S. de Lourdes (Casa da Mamãe). Com a participação de 12 casais, teve como pregador o Padre Lucivaldo Corrêa da Silva, que vem a ser o Sacerdote Conselheiro Espiritual (SCE) da Província Norte.

O tema do Retiro foi “A Reconciliação e Santidade: único caminho conjugal", com base no tema de estudo deste ano “Reconciliação, Sinal de Amor”.

O quarto Retiro dos Setores A, B e C de Belém foi realizado no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, em Icoaracy, nos dias 08 a 10/11, com a participação de 35 casais e uma viúva. O tema do Retiro foi “Reconciliação, Sinal de Amor”, conforme o Tema de Estudo deste ano. O pregador foi o padre Welbert de Oliveira, SCE das Equipes 16A e 14C, que abordou em suas meditações preciosos temas como o pecado, o Dever de Sentar-se e a Regra de Vida, distribuindo aos participantes um excelente material sobre esses temas.

O Setor Abaetetuba realizou seu segundo Retiro nos dias 20 a 22/09, no Centro de Formação Laranjal, com a participação de 45 casais. O pregador foi o Padre Lucivaldo Silva, SCE da Província Norte, com o tema: “Reconciliação e Santidade: Caminho Conjugal”.


O terceiro Retiro dos Setores A, B e C de Belém foi realizado na Centro de Espiritualidade Monte Tabor, em Icoaracy, nos dias 20 a 22/09, com a participação de 31 casais, uma viúva e um viúvo. O tema do Retiro foi “Reconciliação, Sinal de Amor”, conforme o Tema de Estudo deste ano. O pregador foi o padre Gelcimar Santos, SCE das Equipes 05A e 15A.


O Setor São Miguel do Guamá realizou seu segundo Retiro Anual no belíssimo Cenóbio da Transfiguração, em Castanhal, nos dias 23, 24 e 25/08, com a participação de 31 casais, uma viúva e uma AE. O tema desenvolvido foi “Misericórdia, Sinal de Amor”, sendo pregador o Padre Cleber Yuri.


O Segundo Retiro dos Setores de Belém foi realizado no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, em Icoaracy, nos dias 17 a 19 de maio. O tema refletido foi “Reconciliados pelo Amor”, em consonância com o Tema de Estudo deste ano, sendo o lema “Recapitulando o Amor Matrimonial a partir da Regra deVida”.O pregador foi o Padre Adilson, SCE da Equipe 06ª – N. S. Rainha do Ceu.

Participaram 18 casais, sendo 14 de Belém e quatro de Abaetetuba.

O Retiro Anual do Setor Capanema foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio, no Cenóbio da Transfiguração, em Castanhal, tendo como tema“Matrimônio, Vocação Cristã”. Foi pregador o padre Idamor Júnior, SCE da Região Norte II.
Participaram 52 casais, das Equipes 01 a 14

Nos dias 26, 27 e 28 de abril foi realizado o 1º Retiro do Setor São Miguel do Guamá, no Cenóbio da Transfiguração, em Castanhal, sob o tema “Reconciliação, Sinal de Amor”.
O pregador foi o Padre Cleber Yury(das Equipes 04 e 15, do Setor Castanhal) e participaram deste Retiro 27 casais das Equipes01; 03; 05 e 07 de São Miguel e 41 e 43 de Capitão Poço.

Com o tema “Eis-me aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra” (Lc 1,38), aproximadamente 40 casais participaram nos dias 05 a 07 de abril de 2019, no Cenóbio da Transfiguração, do primeiro Retiro do ano, organizado pelo Setor Castanhal.
A expectativa pela realização deste PCE foi muito expressiva, devido ao intenso preparo do mesmo por parte do Conselheiro do Setor e pregador do Retiro, Padre Silvestre.
Quinze dias antes a equipe de liturgia e o pregador, com o objetivo de motivar e conscientizar os participantes divulgaram textos extraídos da literatura do Movimento, referentesao que é o Retiro Anual e sua importância, bem como, a certeza dos frutos saborosos que o casal poderá colher, para toda a vida, conjugal e familiar. Merece destaque oTríduo (momento de oração e reflexão) em preparação, realizado na semana do Retiro.
O resultado não podia ser outro, inspiração do pregador e o comprometimento de cada casal em cada momento do Retiro. Segundo a ficha de avaliação, a catequese feita pelo pregador, a partir do tema escolhido, foi marcante tal qual o silêncio observado pelos casais que foram convidados por Jesus a subir no monte do Cenóbio da Transfiguração.

Essa atividade espiritual beneficia a Igreja e o mundo, pois quanto mais casais equipistas espiritualizados, mais famílias teremos santificando o mundo e testemunhando o Divino projeto de Deus sobre o matrimonio e a família!

O Primeiro Retiro/2019 dos três Setores de Belém aconteceu em 08, 09 e 10/03, no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, em Icoaraci, sendo pregador o Padre Fantico Borges, SCE das Equipes 04B – N. S. de Fátima e 13C – N. S. do Sorriso e da Paróquia de S. Raimundo Nonato, Belém.
No Retiro, que teve a participação de 14 casais, foi desenvolvido e meditado o tema "Recapitulando o Amor Matrimonial pela Regra de Vida.", enfocando de forma especial o Ponto Concreto de Esforço (PCE) “Regra de Vida”, que é o PCE em destaque neste ano na Super-Região Brasil, que merece especial atenção e estudo por todos os equipistas.

O quinto Retiro Anual para as Equipes dos três Setores de Belém aconteceu de 23 a 25 de novembro, na Casa de Retiros N. S. de Lourdes, a Casa da Mamãe, dos Jesuítas. Participaram do mesmo 12 casais, sendo pregador o Padre Frantico, SCE das Equipes 04B e 13C. O tema refletido foi "A Misericórdia de Deus manifestada no amor conjugal".

Na gruta de N. S. de Lourdes, no local do Retiro, os CRsdo Setor B, Bené e Nilson e do Setor C, Georgina e Laércio, com os Casais Liturgia Socorro e Luciano (A) e Anelita e Leitão (B).

 

Os três Setores de Belém (A, B e C) realizaram nos dias 09, 10 e 11 de novembro o quarto Retiro Anual de 2018, reunindo 21 casais, na Casa de Retiros Monte Tabor, em Icoaraci.
O pregador foi o Padre Welbert de Oliveira, Sacerdote Conselheiro Espiritual das Equipes 16A - N. S. Estrela da Manhã e 14C - N. S. da Revelação.
O tema do Retiro foi "Na Escuta da Palavra, realiza-se a Missão do Amor", seguindo o Tema de Estudo deste ano nas ENS, associado ao PCE do Ano, que neste 2018 é a Escuta da Palavra.

 

O pregador SCE Padre Welbert, com responsáveis pela Liturgia dos Setores de Belém, Rejane e Wagner, Setor C e Socorro, do Luciano (viajando),Casal Responsável por este 4° Retiro.

O Setor Capanema realizou mais um Retiro Anual para cumprimento deste PCE – Ponto Concreto de Esforço.
Foi nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Centro Guadalupe, na cidade de Bragança, com a participação de 17 casais.

O Retiro teve como tema “O Desafio de Amar como Jesus”, sendo pregador o SCE Fr. AntonioGildo (Conselheiro do Setor Capanema).

Celebração Eucarística no Retiro, pelo SCE Fr. AntonioGildo.

 

O terceiro Retiro Anual dos Setores A, B e C de Belém foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro, na Casa de Retiros Monte Tabor, em Icoaraci, com a participação de 29 casais. O pregador foi o Padre Ednaldo, SCE das Equipes 11B e 15C e o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Este Terceiro Retiro Anual das ENS em Belém tem uma característica especial: os casais mais jovens, que têm filhos pequenos, entre 6 e 12 anos, podem levar suas crianças, que recebem um atendimento muito especial durante todo o dia, por jovens da Comunidade Sementes do Verbo, sendo que dormem com os pais. Participaram 12 crianças.

Um grupo de casais com o pregador, Padre Ednaldo

 

O Segundo Retiro/2018 dos três Setores de Belém aconteceu em 25, 26 e 27/05, na Casa de Retiros Monte Tabor, em Icoaraci, sendo pregador o padre Edvaldo Amaral, SCE da Equipe 14A, N. S.Mãe, Rainha eVencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. O tema foi “Amor – Essência da Missão” (Jo 3,17) tendo o pregador conduzido os participantes, com a luz do Espírito Santo, a viver o Amor e no Amor. Deixou aos casais participantes a mensagem-responsabilidade de que a missão do amor é ser amor missionário. O Retiro aconteceu em um ambiente rico em Adoração e oração, inclusive, e especialmente, entre os casais, orando um pelo outro e conjuntamente. A “foto oficial” dos participantes:

O terço rezado pelos participantes foi dedicado aos filhos, utilizando a experiência do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos. O terço foi rezado diante de um painel com fotos dos filhos:

O final do Retiro teve a participação do casal Fundador da Comunidade Sementes do Verbo, Marie e Georges Bonneval, que têm duplanacionalidade (francesa e brasileira), com 48 anos de casados, sendo ele diácono. Ele explicou que conheceu pessoalmente o Padre Caffarel e que se identifica muito com as ENS, unindo as atividades sacramentais de sacerdotes e casais. “O fundador de uma comunidade é como o fundador de uma família”, arrematou ele. A comunidade Sementes do Verbo, fundada em Palmas, Tocantins, com base em experiência que eles trouxeram da Europa, tem hoje sete casas, sendo duas em Palmas e em Belém, Rio de Janeiro, Portugal, Canadá e Bélgica.

 

O Primeiro Retiro/2018 dos Setores A, B e C, de Belém, foi realizado em16, 17 e 18/03, na Casa de Retiros N. S. de Lourdes, a “Casa da Mamãe”, dos jesuítas. O pregador foi o padre Fantico Borges, SCE dasEquipes 04B – N. S. de Fátima e 13C – N. S. do Sorriso. O tema foi “Na Escuta da Palavra realiza-se a missão do amor”, especialmente voltado para o nosso PCE em destaque deste ano, Escuta da Palavra, utilizando como referências, principalmente, o Livro de Estudo e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

O Retiro do Setor S. Miguel do Guamá foi realizado de 20 a 22/04 nas dependências do Cenóbio da Transfiguração, em Castanhal, com a participação de 61 casais das Equipes de São Miguel do Guamá e de Capitão Poço. O Padre Gilsomar de Jesus, da Paróquia do Cristo Crucificado, de São Miguel do Guamá, foi o pregador do Retiro.

 


Todos os direitos reservados @ENS - Equipes de Nossa Senhora