Destaque

CORPUS CHRISTI: FÉ E ARTE PELAS RUAS DE CAPANEMA


Na cidade de Capanema, a 165 quilômetros de Belém, acontece uma das mais tradicionais procissões de Corpus Christi do Brasil, quando a cidade se enfeita para homenagear um dos mistérios mais importantes da igreja católica.
Cerca de 1,3 quilômetro de ruas da cidade é transformado em um tapete de arte monumental (com pó de madeira pintado, casca de ovo, folhas, flores, cal, etc.), sobre o qual passa a procissão com o Corpo de Deus.
Esse tipo de manifestação é tradicional na Europa e foi levada para a cidade pelo frei Hermes Recanatti, italiano. E a cidade tomou gosto pela ideia.
Em 1976 alguns jovens enfeitaram o percurso por onde passaria a procissão. Juntaram flores e folhas e começaram o trabalho às 3 horas do dia do Corpo de Deus. Ao amanhecer, apenas quatro quarteirões estavam concluídos. Mas maravilharam os olhos de toda a população. A semente estava lançada. E frutificaria. Hoje todo o trajeto da procissão é ornamentado! A cobertura dos veículos de comunicação levou essa forma de homenagear Jesus a muitas outras cidades pelo país.
As Equipes de Nossa Senhora de Capanema participam ativamente no apoio aos jovens que fazem a ornamentação, sendo responsáveis pela limpeza de todo o trajeto, após a decoração.
As ENS, como os demais movimentos ligados às famílias, também participaram da campanha do Tapete Solidário, com a arrecadação de alimentos e roupas para distribuição à famílias carentes.

A seguir, algumas fotos dessa monumental manifestação de Fé e Arte pelas ruas de Capanema:

 

 

 

 


Todos os direitos reservados @ENS - Equipes de Nossa Senhora